Olá! Presentes no módulo Acadêmico do Portal Administrativo, os menus Progressão e Oportunidade são destinados às escolas que trabalham com a popularmente conhecida “Dependência” ou “Progressão Continuada” (se o aluno reprovar em uma disciplina, ele não terá que repetir todo o ano letivo no próximo ano, ao invés disso ele passa para a próxima série, mas fará avaliações para recuperar o conteúdo).

Abaixo, veja como trabalhar com esses menus:

1) Acesse o menu Acadêmico >> Progressão >> Cadastrar e faça o cadastro do aluno que fará progressão de alguma disciplina.

Turma: Escolha a turma atual do aluno que fará a progressão.

Disciplina: Escolha a disciplina que o aluno fará a progressão.

Aluno: Escolha o aluno que fará a progressão.

Turma anterior: Preencha o nome da turma anterior desse aluno.

Ano anterior: Preencha o ano anterior que o aluno cursou essa disciplina.

Promoção (%): Preencha a porcentagem de nota mínima que o aluno precisa para ser aprovado.

– Clique no botão Salvar para finalizar o cadastro dessa progressão, ou no botão Salvar mais para finalizar esse e abrir um novo formulário de cadastro.

Os campos com preenchimento manual facilitam no caso de alunos transferidos de outras escolas, que podem possuir nomenclaturas e regras de promoção diferentes da sua escola.


2) Acesse o menu Acadêmico >> Oportunidade >> Cadastrar e faça o cadastro da(s) oportunidade(s) que o aluno terá na progressão da disciplina.

Progressão: Selecione a progressão do aluno para qual está cadastrando essa oportunidade.

Data: Preencha a data de encerramento dessa oportunidade.

Nota do Trabalho: Preencha a nota que o aluno tirou no trabalho dessa oportunidade. Se o professor ficar responsável por lançar essa nota, preencha com o número 0 para que ele atualize posteriormente.

Nota da Avaliação: Preencha a nota que o aluno tirou na avaliação dessa oportunidade. Se o professor ficar responsável por lançar essa nota, preencha com o número 0 para que ele atualize posteriormente.

Conteúdo: Geralmente os professores preenchem esse campo depois. No entanto, se você possui essas informações e quer cadastra-las, você pode clicar no campo Adicionar novo conteúdo e preencher conforme as instruções abaixo.
Cadastrar Conteúdo
– Preencha a Data e o Conteúdo que foi ministrado nessa data.
– Clique em Gravar. Esse conteúdo será listado na tabela abaixo.
– Caso sejam várias aulas, você pode repetir esse processo.


Para finalizar o cadastro dessa oportunidade, clique no botão Salvar no fim da página. Caso queira cadastrar outras oportunidades em seguida, você pode utilizar o botão Salvar mais para finalizar esse cadastro e abrir um novo formulário.

Lembre-se de orientar os professores caso eles fiquem responsáveis por lançar notas ou conteúdos.

Obs.: A quantidade de oportunidades concedidas ao aluno é determinada pela coordenação de cada escola.