Artigo voltado para usuários do Portal Administrativo.

Veja 10 dicas para você se preparar para um novo ano letivo:

1) Ao encerrar os cadastros de avaliações, notas e faltas do ano todo, lembre-se de fechar a etapa de avaliação atual, no menu Acadêmico >> Configurações >> Etapa de Avaliação>> Listar. Clique aqui para ver o tutorial do menu Etapa de Avaliação.


2) Para o ano seguinte será necessário cadastrar uma nova etapa de avaliação (bimestre, trimestre, semestre) no menu Acadêmico >> Configurações >> Etapa de Avaliação>> Cadastrar. Se a sua escola trabalha com várias etapas no ano (4 bimestres por exemplo), você pode cadastrar todas elas para deixar pronto, mas lembre-se de manter apenas a etapa atual aberta. Clique aqui para ver o tutorial do menu Etapa de Avaliação.


3) Novos Alunos (novas matrículas): você deve cadastrar os novos alunos no menu Acadêmico >> Aluno >> Cadastrar ou utilizar o nosso Portal de Matrícula para receber as fichas cadastrais desses alunos. Lembre-se que a ficha de cada aluno deve conter uma pré-matrícula cadastrada para a série que ele irá cursar naquele ano. Clique aqui para ver o tutorial de Cadastro de Alunos.


4) Rematrícula: para rematricular os alunos que já estudam na escola, acesse o menu Acadêmico >> Turma >> Rematrícula. Selecione todos os alunos à rematricular; grave, e salve a rematrícula. Com esse comando você irá adicionar uma nova Pré-matrícula na ficha cadastral do(s) aluno(s), sem precisar editar uma à uma. Dessa forma, esses alunos ficarão disponíveis para a próxima série! Clique aqui para ver o tutorial detalhado sobre a Rematrícula.


5) Após efetuar as pré-matrículas, crie as novas Turmas para o ano seguinte. Menu Acadêmico >> Turma >> Cadastrar. Preencha os dados de acordo com o padrão utilizado pela sua escola; escolha a série para qual você está montando essa turma, e matricule os alunos que aparecerem como disponíveis. Clique aqui para ver o tutorial detalhado da criação de turmas / matrícula de alunos.


6)  Verifique se houve mudança no valor dos Acréscimos. Juros e multa costumam ser valores padronizados, mas caso sua escola possua outros acréscimos, você pode atualizar os valores. Para conferir, vá até o menu Financeiro >> Configurações >> Acréscimos >> Listar.  Selecione o que precisar alterar, e clique em Editar. Clique aqui para acessar o tutorial do menu Acréscimo.


7) Verifique se houve mudança no valor dos Descontos. Acesse Financeiro >> Configurações >> Descontos >> Listar e se for necessário, escolha qual irá modificar e clique em Editar. Clique aqui para acessar o tutorial do menu Desconto.


8) Para gerar as novas cobranças para os clientes, será necessário cadastrar os novos lançamentos. Vá até o menu Financeiro >> Lançamentos >> Cadastrar.
Você pode usar a opção  “Este lançamento se repete” para mensalidades ou parcelamentos. Clique aqui para ver o tutorial de cadastro de lançamentos.


9) Para gerar o contrato de cada aluno, use o Módulo Documentos. Caso seu modelo de contrato para o próximo ano seja diferente do modelo atual, você pode acessar o menu Documentos >> e clicar no botão “Listar Modelos” e cadastrar o modelo novo. Clique aqui para >>Gerar um Documento<< para o aluno ou, se precisar, clique aqui para >>Cadastrar um novo Modelo<<


10) Caso precise de apoio para gerar faturas ou boletos, acesse o tutorial:
Como gerar faturas ou boletos.

Lembre-se de que se a dúvida aparecer, pode chamar nossa equipe para te auxiliar através de nossos canais de suporte por chat, e-mail ou Whatsapp.